Sua vitrine merece atenção!
A vitrine é uma importante ferramenta de comunicação do estabelecimento com o seu consumidor. Os primeiros sinais dela começaram na antiguidade onde era entalhado na madeira ou na pedra um símbolo do produto que se vendia, na placa que tinha o símbolo de uma uva se vendia vinho, em uma placa com o símbolo de trigo se vendia pão. Com o tempo essa ideia foi se aprimorando, até que os árabes trabalharam com um novo formato de exposição, mercadorias expostas sobre tecidos ou bancadas e todos separados por grupos de produtos e cores, trabalhando assim com a estética das cores. Formato que nos serve como base até hoje. A vitrine precisa surpreender o consumidor fazendo com que ele entre na loja. 90% das informações que recebemos entram pelos nossos olhos, por isso ela deve ser renovada constantemente, expondo sempre novos produtos, temas, cores e formas que chame a atenção do consumidor. As cores influenciam o comportamento do consumidor e podem levar a impulsos de compra. Uma vitrine bem elaborada pode aumentar em até 40% as vendas e atrair novos consumidores, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae de SP. Outros dados importantes são que 81% de decisão da marca a ser comprada é tomada no ponto de venda (fonte POPAI-Brasil), uma degustação satisfatória do produto leva 80% dos degustadores a comprar (fonte M&M), uma média de 53% dos consumidores realizam compras sem lista (fonte ACNielsen) e 42% dos consumidores fazem compras a pé (fonte Gironews), o que favorece a visualização das vitrines. A elaboração de uma vitrine não é a única preocupação do estabelecimento, a vitrine além de atrativa precisa obedecer a algumas normas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é direito de todo consumidor que o preço dos produtos sejam destacados claramente em cada item exposto em uma vitrine. Em 2004 uma lei sancionada, conhecida como Lei das Etiquetas (Lei Federal 10.962, pelo Decreto Federal 5.903), diz que o preço precisa estar legível, além de informar se o preço especificado do produto é parcelado ou à vista. No ano passado em vistorias realizadas pelo Procon de SP, a cada 150 lojas multadas por não terem informações corretas, 90 delas nem ao menos o preço apresentava dos produtos. As multas vão de R$ 100 até milhões, dependendo da infração cometida. Os preços devem estar bem expostos, virados para que o consumidor consiga visualizar sem dificuldades ao olhar a vitrine. As informações devem ser prestadas de maneira que não deixe dúvida, o consumidor precisa entrar no estabelecimento já ciente do preço do produto que ele viu na vitrine e quer comprar. Todas as informações sobre o preço devem estar indicadas da mesma forma, como fonte e tamanho de letras iguais. Dependendo o foco do estabelecimento, colocar banners com palavras como promoção, oferta ou desconto, faz com que a atenção do consumidor seja despertada. Porém as informações não podem ser perturbadoras na hora da exposição, deixar elas mais próximas do produto evitam que o cliente tenha dúvidas ou fique confuso. Uma boa forma de organizar os preços de sua vitrine é utilizar displays em acrílico, poliestireno, pvc ou outros plásticos. Além de uma boa organização, o display é esteticamente de fácil aplicação na decoração das vitrines, e também trás a praticidade das trocas de preços. A Etiplasti conta com diversos tamanhos e formatos de displays para precificação, folhetos, entre em contato e veja a melhor opção para sua vitrine.